PSARC
Itens relacionados
PSARC - Painel Sarcoma de Tecidos Moles
Os sarcomas de partes moles são tumores raros que se originam em “tecidos moles” como músculos, ossos, tendões, vasos sanguíneos, células de gordura e cartilagem.
Prazo:
15 dias úteis após o recebimento da amostra
Material / Meio de coleta:
Tecido tumoral / Bloco de parafina
Técnica:
Painéis NGS
Topografia:
Partes moles
Aplicação Clínica:
Diagnóstico, Prognóstico, Preditivo e tratamento
Sobre o exame:
Existem cerca de 100 subtipos de sarcomas, mas eles são raros e representam menos de 2% de todos os cânceres na idade adulta. No Brasil, há poucos estudos epidemiológicos sobre a doença, mas a comparação de dados regionais com bancos de dados internacionais mostra que a incidência e prognóstico destes tumores é semelhante no país e no resto do mundo.
Cerca de 50% dos sarcomas de partes moles se originam em braços e pernas, 40% em tronco e 10% em cabeça e pescoço. O trato digestivo também pode ser acometido, assim como a parte posterior do abdômen (retroperitônio) e o sistema reprodutor feminino (sarcomas ginecológicos).
Suas causas são desconhecidas na maioria dos pacientes, embora uma pequena porcentagem de casos seja relacionada a fatores como síndromes genéticas hereditárias (tais como neurofibromatose ou doença de von Recklinghausen, síndrome de Gardner, síndrome de Li-Fraumeni, retinoblastoma, síndrome de Werner, síndrome de Gorlin e esclerose tuberosa), enfraquecimento do sistema imunológico em razão de infecção por HIV e exposição à radiação e a agentes químicos.
Genes analisados:
CCDN1; CDK4; ERG; FGFR1; HRAS; KRAS; NRAS; PIK3CA.